Código de Conduta Ética

TRANSITA TRANSPORTES

A Transita Transportes Itaúna adota este código de conduta ética conforme cláusulas
estabelecidas nesta informação documentada.

Condições gerais:

Valorizando o espírito de equipe e o envolvimento de seus trabalhadores, buscamos desenvolver
um diálogo aberto e construtivo fundado na confiança.

Cada trabalhador deve evitar situações que possam gerar qualquer conflito entre o seu interesse
pessoal, direto ou indireto, e o interesse da empresa, como:

  • Aceitar ou fornecer para terceiros, em nome da Transita, presente ou convite com o objetivo ou a
    finalidade de beneficiar-se, assim como alterar custos;
  • Utilizar as informações ou bens, materiais ou intelectuais, pertencentes ao patrimônio da empresa
    em benefício próprio para fins alheios ao interesse da referida empresa;
  • Os trabalhadores deverão ter fidelidade às normas, leis e procedimentos internos que regem a
    qualidade, meio ambiente, saúde, segurança e medicina do trabalho;
  • Caberá ao trabalhador seguir estritamente as determinações de seus superiores imediatos quanto
    a observância das instruções de trabalho, normas e procedimentos.
  • Caberá ao trabalhador tratar nossos clientes com cortesia, dignidade, igualdade, justiça e respeito.
  • É nossa obrigação escutar sempre o cliente e dar o devido tratamento e resposta.
  • Caberá ao trabalhador proporcionar aos nossos clientes informação completa, clara e precisa
    sobre os serviços pertinentes.
  • Caberá ao trabalhador informar qualquer ato ou atividade que possa afetar o bom andamento da empresa.

Normas de Comportamento

  • A utilização de programas e softwares deve ser exclusivamente para fins profissionais.
  • A prevenção da prática de furto, roubo, vandalismo, violência e acidentes na empresa deve ser
    promovida de modo que sempre sejam respeitadas as normas legais e os procedimentos internos.
  • É proibido o uso de instalações da empresa para fins ilícitos e a prática de atos que atentem
    contra a moral e os bons costumes.
  • As informações internas são consideradas “ativos” da empresa.
  • Os dados dos clientes são confidenciais. O uso indevido ou extravio de informações poderá
    acarretar em punição nos termos da lei.
  • É proibida qualquer atitude desrespeitosa quanto à preferência sexual e religião, assim como
    utilizá-las para obter vantagens pessoais ou privilegiar terceiros.
  • É proibido qualquer tipo de discriminação por motivos de raça, sexo, idade, cor e função.
  • É proibido qualquer tipo de abordagem inoportuna ou assédio, quer seja moral ou sexual.
  • É proibido o uso, porte ou comércio de substâncias ilícitas nas dependências da Transita.
  • É proibido o porte de armas nas dependências da empresa.
  • A comunicação interna deve ser transparente e manter os funcionários informados sobre as
    questões que os afetem.
  • É dever de todo funcionário informar/denunciar qualquer ato que desrespeite este regulamento.
  • Os trabalhadores devem executar sempre as tarefas nos prazos estabelecidos
  • Todas as pessoas que prestam serviços para a Transita, devem preservar a empresa e zelar pelo
    seu patrimônio, instalações internas, veículos e equipamentos.
  • Todo trabalhador deve manifestar o interesse em investir no lado profissional para melhor
    qualificação, seja por iniciativa própria ou pelas promovidas pela empresa.
  • Os trabalhadores devem assumir seus acertos e erros.
  • Todo trabalhador deve cuidar da aparência quando no exercício profissional dentro e fora da empresa.
  • Todo trabalhador deve buscar o melhor resultado na execução das tarefas.
  • Todo trabalhador dever dar conhecimento aos superiores para o bom andamento das tarefas.
  • Os trabalhadores não devem se beneficiar de trabalhos e atos aos quais não participaram e nem
    tirar proveito quanto à proximidade com o superior hierárquico.
  • Todo trabalhador deve utilizar o seu uniforme, estando o mesmo limpo e em bom estado de
    conservação, sem deixar de atender aos preceitos de bons costumes (bom senso e discrição ao se
    apresentar com o uniforme).
  • Todo trabalhador deve evitar o uso de tabagismo nas dependências internas da Transita.
    Todo trabalhador deve estar sempre atento quanto à higiene e arrumação do ambiente de trabalho.
  • Os trabalhadores que utilizarem ferramentas nos trabalhos da Transita devem mantê-las em bom
    estado de conservação e sempre adequada à finalidade a qual se destina.

Política do Sistema de Gestão Integrado:

  • Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes e partes interessadas;
  • Promover o engajamento e desenvolvimento dos colaboradores;
  • Prevenir a poluição decorrente de seus processos, minimizando os impactos ambientais;
  • Promover a saúde e segurança de seus colaboradores;
  • Promover a consulta de participação dos colaboradores;
  • Manter comunicação transparente com as partes interessadas;
  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão integrado.

Políticas específicas dos SGI:

Política de Utilização de Celular

A Transita tem como compromisso a disseminação da preservação da integridade física e mental
de seus trabalhadores e com a lei, proibi a utilização de celulares, durante a direção ou existência
de motor ligado, em operações que necessitem de uma total atenção dos trabalhadores e durante
as tarefas referentes as suas rotinas de trabalho como: carregamentos, descargas e viagens.

Política de uso Álcool e Drogas

A Transita proibi o uso ou porte de bebidas alcoólicas e drogas por seus funcionários ou quem
exerce atividades em seu nome, antes e durante a execução de suas atividades ou nas
dependências da empresa e/ou dependências de seus clientes.
O descumprimento desta política acarretará medidas disciplinares previstas nas normas da
empresa e da legislação vigente.

Política de Carona

A Transita em seu compromisso com a segurança de seus trabalhadores e de quem exerce
trabalhos em seu nome, proibi o ato de “dar” carona a qualquer pessoa, em qualquer parte do
trajeto, por qualquer motivo. Outras pessoas (funcionários), somente poderão viajar, juntamente
com os motoristas, quando a serviço, e devidamente autorizadas pela empresa.

Política de recursos humanos e contratação

A Transita considera para operacionalizar suas demandas, o recrutamento e seleção de
profissionais para prover recursos de realização de seus serviços, garantindo que esses
profissionais estejam adequados e aptos para o desempenho de resultados desejados pela
empresa.

Esta contratação leva em consideração, critérios de educação, treinamento ou experiência. Para
tanto a Transita aplica atividades de recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de
desempenho do pessoal que trabalha para a mesma ou realiza atividades em seu nome.

Política Disciplinar

A Transita possui um Código de Ética e um procedimento Disciplinar que devem ser de
conhecimento geral de todos os empregados da Empresa para aplicação no caso de algum desvio,
tal como: desvio de rota, velocidade, carona, fumo, jornada de trabalho, cinto de segurança,
bafômetro e omissão de informação, ficando desde já orientados da não tolerância a desvios de
padrão.

Política de Saúde Ocupacional

A Transita conscientiza os empregados e subcontratados sobre os cuidados necessários com a
saúde física, mental e emocional, utilizando para isso, campanhas educativas. Proporciona
condições adequadas de trabalho, busca minimizar a ocorrência de lesões e doenças ocupacionais.
Trabalha o conceito de fadiga e oferece suporte para identifica-la e tratá-la.

Política de Segurança do Trabalho

Segurança na Transita é um valor inegociável. A Transita desenvolve suas atividades atendendo a
requisitos de saúde e segurança ocupacional aplicável ao transporte rodoviário de cargas e
produtos químicos perigosos e não perigosos, embasando-se na legislação aplicável, requisitos de
clientes e processos internos, para garantir a integridade física e mental de seus empregados e
subcontratados, através da melhoria contínua de seus processos de gestão da saúde e segurança
do trabalho.

Política de Equipamento de Proteção Individual

A Transita tem como política garantir que todos os empregados e subcontratados recebam e
utilizem os EPI’s de acordo com o risco de suas atividades.
Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora – NR – considera-se Equipamento de
Proteção Individual – EPI, todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira,
destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.

Política de Descarga Segura

A Transita tem como política proteger as pessoas e propriedades, levando em consideração as
práticas de segurança, saúde e meio ambiente conforme procedimento de Descarga Segura. Fica
assim definido pela direção que todos os empregados e subcontratados da Transita têm total
autoridade para interromper e/ou não executar qualquer atividade que não ofereça plenas
condições de segurança.

Política de Segurança Patrimonial

A Transita tem como compromisso, a prevenção de ocorrência de crimes contra o patrimônio, tais
como vandalismo, roubo, furto, apropriação indébita e fraude, buscando reduzir os riscos de falhas
humanas nas operações e o uso não apropriado de ativos da organização através da vigilância,
proteção e conscientização de todos os trabalhadores.

 

Esse código de conduta será repassado a todos que prestam serviços pela Transita.

Telefones de úteis:
LOCAL TELEFONE
Bombeiros – 193
Defesa Civil – 199
SAMU – 192
Polícia Militar – 190
DETRAN/ MG – (031) 3236 – 3501/3525
Polícia Federal – (031) 3330-5200
Polícia Rodoviária Estadual – (031) 2123-1901